Colocando MINT em prática e acompanhando os objetivos de forma detalhada

A promoção da iniciativa MINT no Colégio Humboldt baseia-se nos interesses e nas inclinações de nossas alunas e nossos alunos, mas também em competências centrais que podem ser importantes para uma futura atividade profissional nessa área. Nosso objetivo é atingido através de ofertas que, conforme a idade dos alunos, exigem autonomia e oferecem desafios complexos.

Nesse contexto, nossos principais objetivos são:

  • Alunas e alunos, especialmente os(as) mais interessados(as) ou com altas habilidades, devem receber o incentivo adequado.
  • Alunas e alunos devem enxergar o importante papel que as Ciências da Natureza desempenham no nosso cotidiano e sentir a empolgação e a fascinação que as Ciências podem proporcionar.
  • Um ensino contemporâneo, no qual mídias digitais como computadores e a internet estão sendo utilizados de forma integrada, dará aos alunos as competências necessárias para enfrentar os tempos modernos de forma adequada.
Laboratórios

Os laboratórios de Ciências são espaços dedicados ao desenvolvimento de observações, realização de registros e acompanhamento de fenômenos, ampliando os temas trabalhados em sala de aula. Com as atividades de laboratório, é possível introduzir o trabalho científico de forma agradável e lúdica, permitindo que alunos e alunas desenvolvam método de organização de informações e também formas de apresentação desse conhecimento. Por isso, alunos e alunas de todos os níveis realizam atividades e experimentos nos nossos laboratórios.

LabMat

O laboratório de Matemática é equipado com jogos, ferramentas e materiais didáticos para ensino intuitivo. Esses recursos podem ser utilizados para apresentar contextos complexos de forma clara e compreensível e para oferecer aos alunos a possibilidade de obter, por meio de experiências autônomas, uma melhor ideia dos conteúdos matemáticos mais variados.

 

Espaço Maker

O Espaço Maker é uma oficina criada para os alunos, equipada com uma ampla seleção de ferramentas e materiais, que oferece a possibilidade de realizar ideias próprias, fortalecendo a criatividade e as habilidades manuais. Quando for necessário confeccionar estruturas para projetos ou construções específicas, o Espaço Maker é o lugar apropriado.

Lugares de ensino extraescolares

Através de saídas pedagógicas a lugares extraescolares, os alunos devem enxergar onde e de qual forma as Ciências da Natureza são importantes para nós. Nos anos iniciais, deve ser proporcionada às crianças a possibilidade de perceber e vivenciar a natureza através de todos os sentidos. Nos níveis intermediários, museus e exposições podem oferecer uma visão sobre contextos mais complexos e estimular o espírito pesquisador dos alunos. Para as turmas do Ensino Médio, visitas a empresas podem fornecer uma ideia de onde e como competências específicas da área MINT serão utilizadas na futura vida profissional. Deste modo, procuraremos sempre integrar, da forma mais adequada, as saídas pedagógicas às aulas regulares.

Exposições e apresentações

Intenso trabalho realizado pelos alunos e professores na área MINT deve ser devidamente reconhecido e, desta forma, servir como estímulo para outros. Para isso, os resultados dos projetos MINT podem ser apresentados na internet, em exposições e nos sábados letivos; e os vencedores de competições e olimpíadas serão premiados em eventos com toda a escola.

Cursos opcionais especialmente para alunos interessados em MINT

Para atrair alunos e alunas interessados em MINT, desafiá-los(as) e incentivá-los(as), foram criados cursos opcionais MINT, dos quais alguns têm como objetivo a participação em competições. Alunas e alunos podem participar dos seguintes cursos:

 

Pequeno Cientista

Pequeno Cientista

O curso extra Pequeno Cientista tem como objetivo desenvolver o interesse dos estudantes pela Ciência. As atividades e experimentos serão realizados para despertar a curiosidade e desenvolver o pensamento científico de forma lúdica. As atividades práticas ocorrerão no...

+
Oficina de desenvolvimento de games

Oficina de desenvolvimento de games

Nas oficinas, os alunos desenvolvem a criatividade e aprendem fundamentos de lógica básica de programação, além de importantes etapas e conceitos do desenvolvimento de games 2D, como estruturação, storyboard, níveis de jogo, grade de eventos, componentes ativos, etc....

+
Preparatório para Olimpíadas de Matemática

Preparatório para Olimpíadas de Matemática

O curso tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática, identificando e incentivando jovens talentos na área MINT. Durante as aulas, são discutidas questões que exigem estabelecer mais relações e conectar conceitos para a resolução de uma...

+
Robótica

Robótica

A robótica pedagógica utiliza conceitos de diversas disciplinas, levando o aluno a uma rica vivência interdisciplinar. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, coordenação motora, planejamento e organização. Além disso, eles...

+
Biotecnologia

Biotecnologia

Aulas práticas sobre temas da atualidade (como clonagem e extração de DNA). Alunos e alunas terão contato com equipamentos e técnicas utilizados em laboratórios de pesquisa e clínicas de medicina diagnóstica e forense.

+
Clube de xadrez

Clube de xadrez

O curso de xadrez tem como objetivo possibilitar a aquisição de conhecimentos das noções elementares e aprofundar os principais conceitos, com intuito de reconhecer padrões, sob orientações pedagógicas. Nas aulas, os alunos irão jogar e estudar o jogo, desde as...

+
Disciplinas Eletivas MINT

No Ensino Médio, os alunos têm a possibilidade de escolher, na área MINT, matérias eletivas que são oferecidas na grade curricular pela manhã:

 

Participação ativa e bem-sucedida em competições

Participar regularmente em competições ocupa um papel central nas disciplinas MINT do Colégio Humboldt, procurando alcançar todas as faixas etárias. A fim de despertar o interesse de alunas e alunos desde cedo e de forma sustentável na área MINT e para que possam ganhar as competições, oferecemos cursos adicionais e opcionais, nos quais mostramos que problemas, aparentemente impossíveis, podem ser resolvidos quando você se dedica. Por esse motivo, os professores das disciplinas MINT motivam alunas e alunos para que possam alcançar um alto empenho em competições de Matemática e Ciências. Criamos a seguinte estrutura de competições:

 

Technovation (Informática)

Technovation (Informática)

O concurso Desafio Internacional Technovation Challenge é a maior competição de programação e empreendedorismo para meninas do mundo, que tem como objetivo resolver problemas reais das comunidades, desenvolvendo um aplicativo para celular e assim aumentando a...

+
Olimpíada Paulista de Física (OPF)

Olimpíada Paulista de Física (OPF)

A Olimpíada Paulista de Física é uma das mais tradicionais competições nacionais. Uma de suas principais características é dada pelo alto índice de complexidade associado aos métodos matemáticos para a resolução de problemas. Os principais resultados foram percebidos...

+
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

Essa olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras com o objetivo de estimular e ampliar o acesso à matemática pelo país, descobrindo novos talentos na área. A prova se divide em três níveis que compreendem 6º e 7º anos (nível 1),...

+
Matific Olimpíada (Matemática)

Matific Olimpíada (Matemática)

Trata-se de uma competição digital focada em aumentar a confiança dos alunos e suas habilidades matemáticas pela abordagem de aprendizado através resolução de problemas.

+
Matemática Sem Fronteiras

Matemática Sem Fronteiras

Essa olimpíada é realizada no mundo todo e tem formato inovador ao propor que cada classe trabalhe em equipe na resolução de desafios matemáticos que envolvem criatividade, lógica, interpretação de texto, gráficos e tabelas.

+
Canguru de Matemática

Canguru de Matemática

Essa é uma prova internacional realizada simultaneamente com outras instituições de ensino em todo o mundo, envolvendo exercícios de raciocínio lógico e conceitos matemáticos aplicados de forma contextualizada, com participação de todas as turmas de 4º a 12º...

+
Cooperação com empresas

Através da formação profissional Dual, o Colégio já mantém contato estreito com empresas que procuram profissionais da área MINT. Podemos nos beneficiar dessas relações já existentes para criar uma oferta adicional para nossos alunos. Isso pode ocorrer por meio de eventos informativos, estágios e excursões ou através do apoio das empresas a projetos escolares. Além disso, o Colégio estabeleceu parcerias estratégicas com diversas empresas e startups que atuam junto ao ecossistema de educação brasileiro. Entre essas, podemos ressaltar:

 

ESPM – Jogo de Negócios

ESPM – Jogo de Negócios

Fundada em 1951, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), responsável pelo "Jogo de Negócios" no Humboldt, é uma Instituição de ensino superior do Brasil com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis. Oferece cursos de graduação e...

+
USP – Laboratório de Química Orgânica

USP – Laboratório de Química Orgânica

Criada em 1934, a USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários tem sido reconhecido por diferentes rankings mundiais, criados para medir a...

+
Foreducation EdTech

Foreducation EdTech

Consultoria de tecnologia educacional especializada em ferramentas educacionais digitais, focada em apoiar processos de transformação digital de instituições que estão refletindo sobre o seu papel na sociedade e compreendem as mudanças sofridas na educação e o impacto...

+
Matific

Matific

Sediada em Israel, a Matific é uma Edtech focada no ensino de matemática por meio de estratégias de gameficação, que tem como objetivo mudar a forma como alunos de todo o mundo interagem com esses conhecimentos. Por meio da “Matific Foundation”, a startup possui...

+
Jovem Engenheiro

Jovem Engenheiro

O projeto Jovem Engenheiro, responsável pelos cursos de robótica, nasceu em 2000 com a missão de estabelecer parcerias com escolas de todo o país e implantar projetos educacionais tecnológicos, implementando conceitos inerentes a neuroeducação e indústria 4.0. Esse...

+
ISGAME

ISGAME

Responsável pelas oficinas de "Desenvolvimento de Games" juntamente com nossa equipe MINT, a International School of Game (ISGAME), fundada em 2000, é pioneira no Brasil no estudo científico referente às vantagens do ensino de desenvolvimento de games para prevenção...

+
Molecolare

Molecolare

A equipe da Molecolare atua nas áreas de Biologia Molecular e Celular e conta com profissionais mestres, doutores ou pós-doutores, altamente qualificados, tanto para as atividades de educação, como para treinamento técnico em pesquisa experimental e translacional. É...

+
Festo

Festo

Empresa multinacional alemã especializada em produtos e serviços para controle e automação industrial pneumáticos e eletro-eletrônicos. Fundada em 1925, está presente em 176 países. A Festo é uma das parcerias do Colégio Humboldt, através da “Bionic Learning Network”,...

+

Porque com a natureza a gente pode brincar quando não tem nenhum brinquedo. Eu e minhas amigas, às vezes, a gente inventa algumas coisas com a natureza.

Alice, 5 anos (Ed. Infantil)

Ciências MINT é uma matéria muito legal! Eu pessoalmente acho que é muito legal porque tem a ver com Ciências, Matemática, Natureza e Tecnologia.

Ian, 10 anos (Fund. I)

É um projeto que abre novas portas para a gente e que você acaba criando mais independência também.

Stella, 13 anos (Fund. II)

A gente não está sempre perguntando "ah, como é que faz?", a gente tem que ir atrás e tentar fazer do jeito que acha o certo e com testes também.

Letycia, 15 anos (Ensino Médio)

REDES SOCIAIS

Facebook

Instagram

LinkedIn

YouTube

CONTATO

Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525

(11) 5686-4055

humboldt@humboldt.com.br

logos rodapé

Mantenedora do Colégio Humboldt e Humboldt Formação Profissional Dual

Trägerverein der Humboldtschule und der Humboldt Duale Berufsbildung

pt_BR